MARACUJÁ UNEMAT TEREZA

A cultivar “UNEMAT TEREZA” é um híbrido interespecífico destinada para uso como porta-enxerto a fim de minimizar os problemas causado pelos fungos do complexo Fusarium. A “UNEMAT TEREZA” é oriunda do cruzamento interespecífico entre Passiflora edulis Sims e Passiflora quadrangulares.

Essa cultivar foi desenvolvida em detrimento a necessidade de cultivares de maracujazeiro resistentes às doenças causada por patógenos de solo. A produtividade e o cultivo do maracujazeiro são seriamente prejudicados por problemas fitossanitários. Em muitas situações, a incidência de doenças pode inviabilizar o cultivo do maracujazeiro pois alguns patógenos podem ficar na área por muitos anos. No estado do Mato Grosso o principal problema fitossanitário constatado é a podridão do colo, essa doença é limitante para a cultura do maracujá.

A cultivar UNEMAT Tereza foi registrada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o número 50273 pela Unemat.

Melhoristas participantes na obtenção:

Coordenadora: Leonarda Grillo Neves

Membros: Antonio Marcos Chimello, Sandra da Costa Preisigke, Thalita Neves Marostega, Kelly Lana Araújo, Thiago Alexandre Santana Gilio, Willian Krause, Celice Alexandre Silva, Marco Antonio Aparecido Barelli e Juliana Avelar de Carvalho.

Informações:
Professora Leonarda Grillo Neves
E-mail: leonardaneves@unemat.br

Publicações relacionadas:

CHIMELLO, A. M. Patossistema maracujazeiro-Fusarium spp.: melhoramento genético e estudo de resposta de defesa. Universidade Federal de Mato Grosso, 136p. 2021. Tese (doutorado).