Matéria: Lorraine Francisca Costa
O cultivo da cenoura é uma atividade prática da disciplina de olericultura, do curso de Agronomia da Unemat em Tangará da Serra, ministrada pelo professor doutor Adalberto Santi.
“Como a disciplina de olericultura abrange várias culturas e famílias de espécies olerícolas, a gente dividiu em grupos as espécies. Os alunos então põem em prática essa atividade pra ter um contato direto com a plantação no dia a dia, desde a implantação da cultura até a colheita”, afirmou o professor.
Além da cenoura, atualmente estão sendo cultivadas e pesquisadas na Unemat outras espécies de hortaliças como alface, abóbora, pepino, tomate e couve que são cultivados no campo e no sistema de hidroponia. Cada espécie está sendo testada com quatro variedades diferentes, a fim de se analisar a adaptabilidade de cada uma com as condições da nossa região. Todo o sistema de produção é feito pelos alunos.

Foto: Lorraine Francisca Costa/ Um dos alunos responsáveis pelo cultivo da cenoura na área experimental de olericultura.
A cenoura é uma hortaliça com um grande mercado consumidor, podendo ser comercializada in natura ou em conserva e geralmente servida em salada, cozidos, sopas,tortas, omeletes e suflês. A cenoura é rica em ferro, vitamina C, vitamina A, betacaroteno. A hortaliça é uma boa alternativa de fonte de renda para produtores.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail contato@mthorticultura.com.br ou pelo WhatsApp 65 9 9612-2233.
Acesse também:
Instagram: https://instagram.com/mthorticultura
Facebook: https://facebook.com/mthorticultura
Canal no YouTube: https://youtube.com/mthorticultura
Deixar um comentário