Da redação Lorraine Francisca Costa

Além de estar disponível de forma digital 500 exemplares serão distribuídos para produtores

Criada para orientar produtores e interessados em investir na produção de abóbora, a cartilha foi desenvolvida por professores da Unemat, campus de Tangará da Serra-MT. A cartilha é a primeira desenvolvida pelo Programa de Extensão Campus a Campo, que pretende criar outras versões.

O conteúdo trás de forma simplificada informações sobre investimentos e lucros na cultura para facilitar o dia a dia no campo de agricultores, como conta o professor e coordenador do Campus a Campo, José Roberto Rambo. “A gente tentou fazer um material simples, didático, com bastante ilustrações para o produtor tentar fazer determinação de custo e também determinação de avaliação econômica da produção de abóbora”, conta ele.

O professor também explica, que com a cartilha o produtor terá mais ou menos uma base de que elementos compõe um custo de produção e como ele pode conseguir realizar uma análise econômica, além de identificar qual a sua lucratividade, quantidade mínima para conseguir pagar seus custos e por quanto que ele teria que vender a produção. “ O produtor vai encontrar a descrição de quantidade de semente, fertilizante e trabalho que de certa forma se tem para produzir um hectare de abóbora”, afirma José.

A grande dificuldade do acesso a informações técnicas e de qualidade foi uma das motivações para a criação da cartilha, como explica, José Roberto. “Nós pensamos a cartilha como um instrumento para fazer o que está sendo produzido cientificamente chegar de forma mais simples, rápida e direta até o produtor”, conta o professor.

Algumas unidades da cartilha “Custo de Produção da Cultura da Abóbora” será distribuída nas feiras da cidade e lugares estratégicos para produtores terem acesso e também está disponível de forma digital e gratuita para download no link: https://www.mthorticultura.com.br/cartilhas/cartilha-custo-de-producao-de-abobora/

 

Para mais informações entre em contato conosco:

E-mail: contato@mthorticultura.com.br ou WhatsApp: (65) 9 9612-2233

Acesse nossas redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/mthorticultura

Facebook: https://facebook.com/mthorticultura

Canal no YouTube: https://youtube.com/mthorticultura

Twitter: https://twitter.com/mthorticultura