Da redação Ronaldo Oliveira/ Foto: Vitor Alfeu Guedes
A 9ª edição da revista MT Horticultura já está disponível para download. O pepino foi o vegetal escolhido para compor a capa desta edição. Os demais artigos abordam questões como, viticultura, plantio e cultivo do melão, poda corretiva da acerola, técnicas de eliminação das pragas na cultura do alface e repolho, produção de flores e plantas ornamentais, e da planta medicinal poaia. Além disso, os acadêmicos do curso de agronomia da UNEMAT foram convidados para transmitir aos alunos do projeto Guardiões do Futuro técnicas de fruticultura.
Especialistas indicam que a quantidade de alface produzida pelo Mato Grosso poderia ser maior se os produtores conhecessem técnicas de eliminação das pragas/insetos. Através de técnicas simples e caseiras é possível capturar o tripes, uma espécie de inseto popularmente conhecido como vira-cabeça. O ataque do vira-cabeça pode causar doenças, deformações e acabar dizimando lavouras.
A viticultura é responsável pelo cultivo de uvas. Devido a falta de pesquisas e apoio técnico aos produtores rurais, a viticultura não consolidou-se em Mato Grosso. A temperatura climática mato-grossense é favorável ao cultivo de uvas, no entanto, precauções devem ser tomadas a fim de evitar prejuízos. No município de São João, a 7km de Tangará da Serra, o produtor José Turatti possui uma plantação com 300 plantas saudáveis.
Ainda sobre fruticultura, o melão possui benefícios para o estômago, e auxilia na nutrição diária com vitaminas A e C. De acordo com dados do IBGE, o Mato Grosso produziu cerca de 14 toneladas de melão em 2017. Para lucrar com o cultivo do meloeiro é necessário proteger a fruta do contato direto com o solo, insetos e pragas. Para isso, apresentamos na revista técnicas de Mulching que deixam o fruto mais atraente e saudável para o consumidor.
O reconhecimento comercial de exportação e produção do Mato Grosso não está restrito ao milho, soja e algodão. De acordo com dados do SEFAZ, o Mato Grosso, mais precisamente o município de Tangará da Serra, poderá ser o maior produtor de abacaxi do Brasil. Para que o Estado continue na liderança é fundamental que os produtores sigam as orientações dos especialistas, como enfileiramento, espaçamento e profundidade, estes são alguns dos cuidados básicos para o bom desenvolvimento da fruta.
Recentemente no dia de campo MT Horticultura acompanhamos o plantio mecanizado do abacaxizeiro. Clique aqui e fique por dentro do que aconteceu no evento.
Outro destaque da fruticultura brasileira é a produção e o consumo de acerola. A podação da planta é fundamental para evitar a entrada de fungos e infecções. Além disso, a poda adequada pode render entre 4 e 7 safras por ano. Acesse nossa revista e descubra outras técnicas saudáveis para cuidar do seu pomar.
Durante a fase inicial de reprodução do pepino alguns cuidados são fundamentais. Além de consumido nas saladas o vegetal é um ótimo refrescante e pode ser usado na produção de sucos. Nesta edição criamos dicas de como impedir a proliferação da larva popularmente conhecida como broca das cucurbitáceas. Essa espécie de larva deposita seus ovos nas folhas, ramos e flores, danificando todo fruto.
A edição especial da revista trata da planta medicinal poaia. Durante o período de expansão de Tangará da Serra a planta se destacou por potencializar e contribuir com a economia do município. Desde 2013 comemoramos o dia da poaia. Acesse o site e saiba mais sobre a poaia.
Com a constante expansão do agronegócio as flores e plantas ornamentais estão conquistando o comércio. A rosa do deserto possui flores de diversas cores, além disso, o Mato Grosso possui condições climáticas favoráveis. Invista neste mercado.
O MT Horticultura irá realizar o dia de campo especificamente sobre a cultura de plantas e flores. Entre em nosso site e fique por dentro do evento.
Para mais informações entre em contato conosco:
E-mail: contato@mthorticultura.com.br ou WhatsApp: (65) 9 9612-2233
Acesse nossas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/mthorticultura
Facebook: https://facebook.com/mthorticultura
Canal no YouTube: https://youtube.com/mthorticultura
Twitter: https://twitter.com/mthorticultura
Deixar um comentário