Matéria/Foto: Lorraine Francisca Costa

Atualmente no mercado existem disponíveis para o produtor grandes variedades de melancia, adaptadas a diferentes condições de produção. Com consumidores cada vez mais exigentes, pesquisas voltadas para melhoramento de hortaliças são realizadas com maior frequência.
A variedade que está sendo pesquisada e testada nas áreas experimentais de olericultura na Universidade do Estado de Mato Grosso é a New Kodama, conhecida por mini melancia que pode pesar no máximo, 3 kg (pra se ter uma ideia, a melancia tradicional pode pesar até 15 Kg). O tamanho menor facilita o transporte, o manuseio nas plantações, a armazenagem e evita o desperdício do alimento.
A variedade é cultivada em estufa na vertical para que não haja contato com o solo. “A 10 centímetros de altura, as folhas não ficam em contato com o chão e o solo fica arejado. Essas condições ajudam a prevenir doenças e ajudam no desenvolvimento da planta”, explicou o aluno de agronomia responsável pelo cultivo Matheus Kind Maieski. Ele acrescenta que a principal vantagem é a produção de grande número de frutos com a área menor. Para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail mthorticultura@gmail.com ou pelo WhatsApp 65 9 9612-2233. Acesse também:
Instagram: https://Instagram.com/mthorticultura
Facebook: https://facebook.com/mthorticultura
Canal no YouTube: https://youtube.com/mthorticultura